quinta-feira, 30 de abril de 2009

Tio Viça

Só hoje fiquei sabendo que no último dia 6 de março perdemos Vicente Luiz Rosa, o tio Viça. Estive com ele pela última vez no início do ano, mas a doença que acabou por levá-lo não permitia mais que ele interagisse com as pessoas. Falei então longamente com sua esposa, dona Emília, que entre fotos e recordações de família suspirou e disse: - Ele gostava mesmo era do tal do futebol...
O tal do futebol. Vicente Luiz Rosa leva consigo boa parte do futebol lageano. Jogou no grande Aliados do início dos anos 50, saiu para jogar no Cruzeiro de Joaçaba e no Carlos Renaux, mas voltou a Lages para jogar no Vasco, treinar algumas vezes o Inter, nos anos 70, e o Lages, em 1977.

Quando conheci pessoalmente o tio Viça ele já trabalhava no setor de encadernação da Uniplac. Brilhava o olhar quando contava as histórias do tempo do Areião, e não pude evitar uma ponta de tristeza quando li o anúncio de que parte do Vermelhão - o antigo Areião de Copacabana - será doado para o Consórcio de Saúde. Para quem gosta de futebol, e Vicente Luiz Rosa gostava do tal do futebol, Lages se parece com o fim de tudo.

Vai com Deus, tio Viça.Tio Viça elegante nos tempos de Joaçaba, com o velho Oscar Rodrigues da Nova ao fundo: o tal do futebol vai sentir saudade.

Um comentário:

Adalberto Day disse...

Maurício
Muito importante, homenagear nossos craques do passado. Mesmo que seja em uma hora tão dificil para a família. Tio Viça deve não só deixar saudades entre os lageanos, mas também em Joaçaba, brusque e todo futebol de SC.
Adalberto Day cientista social em Blumenau