domingo, 18 de janeiro de 2009

Todos os Lages de Lages

É comum no estado de Santa Catarina as cidades se fazerem representar por clubes homônimos, a maioria rebatizados ou nascidos de fusão. É o caso de Blumenau, Criciúma, Tubarão, Joinville e Brusque, por exemplo. Mas o caso de Lages é curioso: seus clubes homônimos não nasceram de fusão, e os quatro que existiram não derivam de artifícios para driblar credores. São realmente times distintos, sem parentesco entre si - exceto pelo nome.

Até pouco tempo atrás acreditava que o primeiro havia sido o Lages Futebol Clube, fundado em 7 de julho de 1938. Porém, alertado pelo Adalberto Klüser, que detém um telegrama do Avaí dos anos 20 enviado a um clube chamado Lages, aprofundei a pesquisa. De fato, em 1923 foi fundado o Lages Sport Club - dia e mês incertos, por enquanto - que existiu até 1927.

O Lages F.C. de 1938 jogou até 1940, e foi reativado em dois períodos: de 1954 a 1959 (campeão citadino em 1954) e em 1977, esta uma experiência vexatória - acumulou dívidas e derrotas.

No dia 25 de maio de 1998 foi fundado Lages Esporte Clube, o LEC, que tinha uma gralha horrível no escudo, e jogou a segunda divisão de 1998. Foi o último colocado, vencendo apenas um jogo, e mesmo assim foi chamado pela FCF por um certo “critério técnico” (!) para disputar a primeira divisão em 1999, com o presidente Rogerinho dando volta olímpica no estádio a cada gol. Venceu alguns jogos nesse ano, mas em 2000 foi alvo de goleadas impiedosas e saiu de cena.

Em 10 de julho de 2002 foi fundado o Clube Atlético Lages, o CAL, o mais vitorioso dos clubes chamados Lages, com um escudo lindo criado por Fabricio Furtado. Logo no primeiro ano subiu à primeira divisão por mérito, conquistando a vaga no campo. Em 2003 venceu um turno do torneio seletivo para a Série C, e em 2004 conquistou um turno da Série A-2, o campeonato da Série A-2 e disputou a Série C do campeonato brasileiro. Foi desativado em 2006.

Quatro Lages, quatro histórias diferentes. E nenhum deles, e nem o Internacional, ou o Guarany, ou o Aliados, ou qualquer outro está representando a região da Serra Catarinense no campeonato catarinense de 2009 que começa nesse fim de semana - a única região do estado sem um representante na primeira divisão.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mauricio
Interesssantee importante este tema "Os Lages de Lages". Sabes eu desconhecia a maior parte deste texto, e como é importante este resgate histórico desses clubes. Aqui em Blumenau, vão se perder na história muitos clubes que existiram e foram famosos como o Bom Retiro,Catarinense, Real e tantos outros. O Amazonas não será esquecido, pois mantenho acessa as chamas aniladas, mas se não existisse esse trabalho certamente o clube que outrora já foi um dos melhores de Blumenau e SC, desapareceria do contexto histórico.
Parabéns a vocês pelo texto.
Adalberto Day/cientista social e pesquisador de Blumenau

Anônimo disse...

Maurício, neste link ( http://www.distintivos.com.br/escudo.asp?cod=2234 ) tem também a imagem do escudo do antigo Lages, caso queira reproduzir com os de LEC e CAL. Abs