quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

AVEP e Piriri: do tempo da bola redonda

No próximo sábado, dia 17, começa o ano da nossa AVEP. Quer ver a bola rolando redondinha? Vai lá, serão três jogos, às 14, 16 e 18 horas. O time principal faz o jogo do meio. A foto aí debaixo é do time da AVEP nos anos 70, antes de um amistoso contra os veteranos do Grêmio.


O primeiro em pé é o grande Áureo Malinverni. O de bigode que está olhando para baixo é Roberto Caramuru, e o técnico é o Setembrino, de boné. Os dois primeiros agachados são Zezé e Ricardinho e o último é Anacleto Vevé Oliboni.

Por falar em masters, na primeira metade dos anos 80 eu assisti a muitos jogos do saudoso Piriri. Era um time formado por ex-jogadores profissionais. O de Lages era muito forte, e foi campeão do primeiro torneio municipal de futebol suíço, em 1982.

As cidades de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Belo Horizonte também tinham seus Piriris, e eu lembro pelo menos dos times da região sul jogando aqui em Lages.

Abaixo uma foto do Piriri lageano - não muito nítida, foi retirada de um exemplar do Correio Lageano de 1982. Nessa mesma reportagem tem uma escalação do nosso Piriri: Barbosa, Fonseca, Cléo, Ademir e Laélio; Mauricio, Chico e Zezé; Godinho Paulo e Banana.

Piriri e AVEP, dois ícones do futebol bem jogado, diferente dessa bola quadrada que nos assola hoje em dia...

5 comentários:

Anônimo disse...

Mauricio, meu pai jogou no Piriri de Floripa! Devo ter umas fotos, vou te mandar por email. Tem uma do time deles junto com os lageanos. Aquele abraço. Juliano (JUBA)

Adalberto Day disse...

Mauricio
Sempre é impórtante valorizar o futebol dos veteranos. Lembro que aqui em Blumenau nos anos 50 e 60, existia os campeonatos regionais de veteranos, Olimpico, Palmeiras, Amazonas, Vasto Verde, Guarani - Foi ali que consegui ver os grandes craques dos anos 40 e 50 , desfilarem pelos gramados. Era um espetaculo, eu era apaixonado de ver os veteranos jogar.Belos tempos.
Um abraço e parabéns pela postagem
Adalberto Day cientista social e pesquisador em Blumenau

Anônimo disse...

Muito legal a iniciativa do blog e dos temas tratados Maurício, porém é com muito pesar e muita indignação que vejo o lançamento do Catarinão 2009 e nós lageanos nem constamos do mapa em virtude do descaso com o qual é tratado nosso querido COLORADO LAGEANO.É INADMISSÍVEL, INACEITÁVEL, INCOMPREENSÍVEL que não tenhamos nosso representante (o INTERNACIONAL,claro), disputando o campeonato catarinense. Somos á ÚNICA grande cidade do estado a não ter um time profissional!!! Uma vergonha!!!
Nada contra, más perder para Ibirama, Tubarão e Brusque é muito triste!!!
Más e sempre existe um más, a ESPERANÇA continua viva quando podemos contar com um canal de comunicação tão legal quanto este blog.
Abraços.

Mauricio Neves disse...

Obrigado, Paulo. É triste mesmo. Nos bons tempos, nessa época do ano, estávamos aguardando ansiosamente o primeiro jogo do time...

Brasileirão disse...

Oi, Mauricio
Você é convidado a criar e publicar notícias na nossa característica única o Vc Repórter que foi introduzida para capacitar torcedores e torcidas como você relatar notícias locais para todo o povo a ver. O Brasileirão.com é o melhor lugar para notícias livres de censura das companhias de mídia sobre futebol no Brasil.

Para quem curte ser repórter mesmo não sendo formado em jornalismo ai vai uma Dica: Brasileirão.com

está lançando o Vc Repórter, com ele qualquer pessoa pode enviar notícias, fotos, videos ou audios relacionadas a sua time ou torcida para o Portal Brasileirão e relacionadas categorias / times, torcidas.

Sua notícia será publicada imediatamente com o seu nome.

Se você gosta de se comunicar, escrever, tem paixão pelo futebol, este grupo de discussão é perfeito pra você. Este é o melhor fórum social sobre futebol para você expressar suas opiniões.

Bem-vindo!