domingo, 11 de janeiro de 2009

Colorado à parte...

Este é um blog sobre o futebol de Lages, mas até agora só deu o Leão da Serra por aqui. Até agora. O post de hoje trata de uma visita do maior adversário do Inter de Porto Alegre, o Grêmio, para enfrentar o maior adversário do Inter de Lages, o Guarany.

O jogo foi no dia 15 de novembro de 1964, no Tio Vida. O Grêmio veio com toda a sua constelação, reluzindo Airton, Ortunho, Paulo Lumumba, Alcindo e o craque lageano Áureo Malinverni. Antes do jogo, Áureo recebeu uma placa ofertada pelo município e entregue pela senhorita Salete Chiaradia, então Miss Santa Catarina.

Com a bola rolando, o Grêmio venceu por 2x0, gols de Alfeu e Sérgio Lopes, ambos no segundo tempo.

Na foto - veja ao fundo o estádio lotado e o velho pavilhão ainda sem cobertura - estão dois jogadores de cada time. O gremista com duas crianças é o tanque Alcindo, o Bugre, um dos maiores nomes da história tricolor.

Para reconhecer os dois bugrinos e o outro gremista (eu acho que é o Volmir), peço a ajuda de Fabrício Hasse Furtado e do Tio Pitota, gremista e bugrino das antigas que devia estar lá na arquibancada naquele dia.


Seria legal se alguém também reconhecesse as crianças...

Up date em 16 de janeiro: os jogadores do Guarany são Souza (irmão do Volmir Massaroca) e Bugrinho, lateral-esquerdo. Agradeço ao Zezé!

2 comentários:

Adalberto Day disse...

Mauricio
Bela postagem, exclente texto. Eu lembro desse jogo, mas só recordo na foto do grande Alcindo, um excelente centro avante...que jogou até na copa de 1966. Belos tempos esses.
Um abraço e sucesso
Adalberto Day de Blumenau cientista social e pesquisador.

Mauricio Neves disse...

Obrigado, Adalberto! Além disso, o Bugre (Alcindo Martha de Freitas) nasceu 31/03/45, em Sapucaia do Sul. Jogou pelo Grêmio de 64 a 71. Saiu para o Santos de Pelé, e jogou no Tricolor de novo em 77. Pentacampeão gaúcho (1964/65/66/67/68). É o maior goleador da história gremista, com 636 gols. Marcou 13 vezes em Gre-nais.