terça-feira, 29 de setembro de 2009

O descanso do artilheiro

No dia 9 de setembro de 2009, data em que o futebol mundial voltava os olhos para o jogo entre Brasil e Chile na Bahia, a história do futebol serrano e catarinense ficava um pouco mais pobre. Em Videira, aos 82 anos, faleceu o goleador Clóvis Fava.

Seu Clóvis jogou no futebol lageano nos anos 50, por Vasco e Aliados. Como avante do time aliadino, foi tricampeão citadino em 1953. Guardou a faixa de tricampeão lageano por toda a vida, e em 2009 posou orgulhosamente com ela sobre o peito.

Tive a oportunidade de entrevistar Clóvis Fava por telefone, em julho. Ficamos de combinar uma data para falarmos pessoalmente, mas indesejada das gentes foi mais rápida e levou Clóvis para o céu. Lá reecontrará seus amigos das tardes gloriosas no Areião de Copacabana, e entre as nuvens voltará a marcar seus gols de cabeça. Seu companheiro José Reali Lambança certamente o recebeu de braços abertos, e já estendeu a camisa 9 vermelha, branca e amarela do Aliados, repetindo a ordem que tantas vezes deu a Clóvis aqui na terra: - Fava, vai logo e faz uns gols, que hoje não estou disposto a correr muito.

Recomendo a leitura do post do amigo Pardal, de Videira, que conviveu com Clóvis Fava e fez uma bela e merecida homenagem ao velho artilheiro. Acessem http://botecodopardal2.zip.net/

Hoje, no lugar do texto, peço um minuto de silêncio e deixo duas fotos de Clóvis Fava. Uma com a camisa do Vasco de Lages, no Areião, nos anos 50, e a foto de 2009, com a faixa de tricampeão pelo Aliados no peito.




Descanse em paz, artilheiro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mauricio
Meu caro esportista.
Estou sempre acompanahdo seu belo trabalo. E fiquei muito feliz de ver o jogadores vestidos com a camisa do Vasco de Lages...legal...estou feliz ver meu Vasco do Rio de Lages ou seja de onde for é uma satisfação.
Abraços Adalberto Day cientista social epesquisador em Blumenau

Anônimo disse...

Olá, Dr. Mauricio !
O Sr. realmente é o filosofo do futebol lageano. Pena que todos os dias procuro o Blog do futebol Lageano, aguardando uma nova matéria, e sei que o Sr. é um homem muito ocupado, e com pouco tempo para o blog. Mas não tenha dúvida, seu blog é uma enciclopédia de conhecimentos sobre o nosso futebol. Parabéns.
Abraços Janio Barbosa